Senador Ricardo Ferraço

Biografia

Ricardo Ferraço

Em 1982, iniciei na vida pública como vereador, aos 19 anos, em Cachoeiro de Itapemirim, minha cidade natal.

Em seguida, fui eleito Deputado Estadual por dois mandatos – 1990/1994 e 1995/1998 – presidindo a Assembleia Legislativa do Espírito Santo entre 1995 e 1996, o mais jovem presidente da Casa.

Em 1997, assumi a Casa Civil do governo capixaba. No ano seguinte, com 75 mil votos, fui eleito o Deputado Federal mais bem votado do Estado.

Em 2003, fui Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, durante o primeiro mandato do governo Paulo Hartung. Esse momento foi muito importante para a minha trajetória, pois tínhamos um projeto claro de melhorar a qualidade de vida das pessoas no interior. Criamos o Caminhos do Campo, fortalecemos do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), além de programas de expansão da chegada de luz a propriedades, de telefonia e saneamento.

Em 2007, como Vice-Governador, respondi também pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) do reeleito Governador Hartung. Em 2009, deixei a Setop para coordenar o Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos.

Em 2010, fui eleito Senador, com a maior votação da história do Estado: 1.557.409 votos. Com isso, minha responsabilidade de honrar cada voto é lembrada todo dia! No Senado, tenho me esforçado muito para cumprir três tarefas principais: defender o Espírito Santo, trabalhar realizações e participar ativamente dos debates nacionais.

Senador Ricardo Ferraço