Senador Ricardo Ferraço

Notícias

27/09/2017

Ricardo Ferraço garante apoio de embaixador para criação de consulado italiano no Espírito Santo

Cidadania Italiana no ES

O senador Ricardo Ferraço está liderando o trabalho para criar um consulado italiano no Espírito Santo. O embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernadini, já manifestou apoio à reivindicação. Atualmente, existe em Vitória um consulado honorário, onde não é possível tirar vistos ou reconhecer cidadania, por exemplo. Para resolver essas questões é preciso viajar para o Rio de Janeiro.

Em reunião com o senador Ricardo Ferraço na Embaixada da Itália em Brasília, o embaixador concordou que os imigrantes italianos têm grande importância na construção social e política do Espírito Santo e que o Estado poderia se beneficiar de uma agência consular própria. Segundo o projeto “Imigrantes”, entre 50% e 65% da população capixaba tem ascendência italiana.

“O embaixador falou que é muito importante que a gente possa garantir espaço para funcionamento dessa estrutura.
Seria uma agência consular onde todos os trâmites seriam feitos no Espírito Santo mesmo”, explicou o senador.
Segundo Ferraço, a escolha do local onde será instalado um consulado cabe ao Ministro das Relações Exteriores da Itália. No entanto, o apoio do embaixador já é um avanço no processo. O próximo passo, ainda segundo o senador, é determinar um local físico onde a agência ficaria instalada.

“Vamos conversar com a comunidade italiana no Espírito Santo e, se a gente conseguir um local físico para o funcionamento desse consulado, estaremos muito próximos disso”, afirmou o senador. Em seguida, será necessária levar o projeto a Roma. Segundo Ferraço, o encontro deve acontecer na primeira quinzena de dezembro deste ano.